×

As Pessoas Salvas Adoram Cantar

Se você passou toda a vida na igreja, talvez não perceba como é estranho que, ao se reunirem, os cristãos passem um bom tempo apenas cantando.

Onde podemos encontrar pessoas comuns e não treinadas reunidas para cantar hoje em dia? Talvez o hino nacional, ou a música da torcida da escola, ou o Parabéns a Você. Em uma viagem de carro, quem sabe. Mas, sinceramente, quando é que um grande número de adultos cantam a plenos pulmões a mesma canção? Talvez na plateia de um show, mas, mesmo nesse caso, trata-se de se divertir enquanto outra pessoa canta. Aonde mais poderíamos ir esta semana para participar de mais de três minutos de canto organizado, a não ser à igreja?

Os cristãos são peculiares de muitas formas. Uma delas é que quase sempre cantamos quando estamos juntos.

Há um padrão habitual na Bíblia: Deus salva, e Seu povo canta. “Assim voltarão os resgatados do Senhor, e virão com júbilo a Sião” (Is 51.11). Desse modo, temos cânticos de Moisés, Mirian, Débora, Baraque, Davi e Ana. No Novo Testamento, encontramos hinos a Cristo no Evangelho de João, em Romanos, Filipenses, Colossenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo e em Hebreus. Há doxologias espalhadas por toda a Bíblia e cânticos em Apocalipse 1, 4, 5, 7, 11, 14 e 15. E, claro, os Salmos.

Na Bíblia, há muitas pessoas diferentes cantando sobre coisas diferentes, mas, de certa forma, há somente uma música. O cântico de Moisés é o cântico do Cordeiro (Apocalipse 15.3). Ambos são exatamente o mesmo e louvam a Deus por Seus grandes atos de julgamento, por Sua temível santidade, pela revelação da Sua justiça e por Suas obras de salvação em favor dos remidos. A mesma cançāo que Moisés cantou às margens do Mar Vermelho cantaremos, um dia, junto ao mar de vidro (Apocalipse 15.2). Louvor eterno ao Deus que é o mesmo ontem, hoje e para sempre!

Houve cântico na criação. O Senhor disse a Jó que, quando estabeleceu os alicerces da terra, “juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo” (Jó 38.7). Todos os anjos cantaram de alegria no nascimento de Jesus (tal como Maria, Zacarias e Simeão). Agora, entoamos uns aos outros salmos, hinos e cânticos espirituais (Colossenses 3.16). O roteiro da história redentora é, na verdade, um musical. Junte-se ao coro!

O Senhor é a sua força? É o seu cântico? Qual é o seu hino pessoal? Sobre o que você canta quando é livre para cantar sobre o que quiser? Cante sobre o Mar Vermelho, sobre a justiça de Deus. Cante sobre Seu poder e Sua força. Cante sobre Sua salvação, sobre a cruz e o túmulo vazio. Cante agora, cante mais tarde, nunca pare de cantar. “Grandes e admiráveis são as tuas obras, ó Javé Deus Todo-Poderoso!”

As pessoas salvas adoram cantar.

Traduzido por Renata Jarillo

Is there enough evidence for us to believe the Gospels?

In an age of faith deconstruction and skepticism about the Bible’s authority, it’s common to hear claims that the Gospels are unreliable propaganda. And if the Gospels are shown to be historically unreliable, the whole foundation of Christianity begins to crumble.
But the Gospels are historically reliable. And the evidence for this is vast.
To learn about the evidence for the historical reliability of the four Gospels, click below to access a FREE eBook of Can We Trust the Gospels? written by New Testament scholar Peter J. Williams.
LOAD MORE
Loading